ARTE E EDUCAÇÃO


A conquista da função semiótica ou da função simbólica, por volta de um ano e meio a dois anos de idade, marca a passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência pré-operacional. Este estágio evolutivo, também chamado de inteligência representativa, caracteriza-se pelo início da capacidade de “falar de realidades ausentes através de símbolos”.

Assim, nessa fase, a originalidade do comportamento infantil está, exatamente, na interação singular dessa estrutura de representação com as limitações de um pensamento pré-lógico. Isto traz, como resultado, o pensamento mágico, livre dos freios da racionalidade e que permite voos criativos, imaginários, ricos em crenças nas imagens do próprio pensamento, nem sempre condizentes com a realidade do mundo objetivo (BORGES 2003, p.105).

 

Leia, com atenção o texto acima. Agora, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS de acordo com o texto lido:

I. A originalidade e riqueza do comportamento infantil, no período pré-operacional, resulta da interação entre a capacidade de representação com as limitações do pensamento pré-lógico.

II. A função simbólica é uma característica da inteligência pré-operacional.

III. A inteligência representativa, própria do período sensório-motor, significa que a criança já é capaz de falar de realidades ausentes.

IV. Com a conquista da função simbólica, o pensamento da criança se torna mágico, possibilitando voos da imaginação, tornando-o original e rico de imagens.

V. Como o período pré-operacional caracteriza-se pelo pensamento pré-lógico, o professor precisa tomar cuidado com as propostas que apresenta, pois elas podem resultar em uma fuga da realidade pela criança.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:



II e V apenas.


II e IV apenas.


I, II e IV apenas.


II, III e IV apenas.


I, III e V apenas.

Em seu material de estudos sobre “A expressão em artes visuais: cores e formas”, a autora fundamenta as poéticas visuais e como desenvolvê-las com as crianças da Educação Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto conhecimento de artes. Nesta perspectiva, assinale a alternativa que melhor caracteriza o que são poéticas visuais.


São linguagens artísticas desenvolvidas pelas diferentes linguagens como as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro.


São linguagens artísticas como desenhos, colagens, pinturas, esculturas, fotografias, representações de poemas – utilizadas pelos alunos em seus trabalhos, aos quais se integram ao texto verbal.


São linguagens artísticas como desenhos, colagens, pinturas, esculturas, fotografias, representações de poemas utilizadas pelos alunos em seus trabalhos.


São linguagens artísticas representadas por pintores famosos para expressar contradições da sociedade, problemas de ordem social ou humanos.


São linguagens artísticas ligadas as manifestações culturais que se integram ao texto verbal desenvolvidas, especificamente, por artistas renomados.

“A Arte, enquanto conteúdo escolar, pertence a área das ciências humanas, possui uma linguagem própria e uma contextualização específica. Está dividida em arte como expressão e arte como cultura. No entanto, essa divisão não a fragmenta mas sim a complementa porque a arte é uma atividade integradora de sentidos e conhecimentos” (FERREIRA, 2016, p. 2). 

Considerando a citação acima apresentada, analise o seguinte enunciado.

 

Na interação entre o mundo interno e o mundo externo, o artista cria sua arte. Por mundo interno, entendemos desejos, emoções, sentimentos, intuição que perpassam os nossos sentidos; e, sobre o mundo externo, entendemos as experiências que vivenciamos no dia a dia, que adquirimos por meio da cultura.

PORQUE

 

“é natural que as obras de arte mostrem o mundo interno do autor, o mundo externo e a interação dos dois” (CAMARGO, 1989, p. 14).

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Veja o quadro – Monalisa de Leonardo da Vince (1503) e a sua releitura por Fernando Botero (1998).

Mona Lisa – Leonardo da Vince (1503)


Mona Lisa – Leonardo da Vince (1503).


Mona Lisa –Fernando Botero (1998)

Mona Lisa –Fernando Botero (1998).


Sobre a releitura da Mona Lisa feita pelo artista Fernando Botero, é CORRETO afirmar que a obra deste autor:

I - É uma falta de respeito pelo autor da obra original.
II - Mostra que é possível criar um quadro totalmente diferente usando o mesmo tema, o que revela a criatividade do artista.
III - Mostra a originalidade do autor que faz a releitura, pois toma emprestado elementos de uma obra que todos conhecem e consegue refazê-la de outra maneira.
IV - Consiste apenas em uma “imitação”, pois repete passivamente um modelo.
V - Revela uma  interpretação diferente da obra colaborando para a construção de uma nova leitura da obra.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


II, III e IV apenas.


II, III e V apenas.


II e V apenas.


III e IV apenas.


III e V apenas.

Leia o texto a seguir, com atenção:

Ana Mae Barbosa foi a primeira doutora brasileira em arte-educação. Professora no Mestrado em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhenbi Morumbi (S.P.) percorre o Brasil e o mundo dando palestras e cursos para a formação de professores. É um dos nomes mais respeitados em arte-educação. Ana Mae implementou o ensino da arte utilizando uma abordagem com tríplice ação: o "fazer artístico"; o "ver", com a leitura da obra de arte; e o "contextualizar", com o estudo da informação histórica. Arte para ela é cognição para a qual colaboram os afetos e os sentimentos. Em entrevista à Revista Presença Pedagógica (março/abril; 2008, p.5-10) ela afirma:

Aqueles que defendem a arte na escola meramente para liberar a emoção devem lembrar que pouco podemos aprender sobre nossas emoções se não formos capazes de refletir sobre elas. Na educação, o subjetivo, a vida interior e a vida emocional devem progredir, mas não ao acaso. Se a arte não é tratada como um conhecimento, mas apenas como “um grito da alma”, não estamos oferecendo uma educação nem no sentido cognitivo, nem no sentido emocional.

 

Considerando o que Ana Mae Barbosa diz, é CORRETO afirmar que:

 I. O ensino da arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.
II. O desenvolvimento da sensibilidade dos seus alunos deve ser a maior preocupação do professor de arte na escola.
III. Ao ensinar arte, o professor deve ser preocupar com o desenvolvimento do aluno no sentido de aprender a “ver”, “contextualizar” e “fazer”.
IV. A arte precisa ser tratada na escola tanto nos seus aspectos cognitivos como afetivos.
V. O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.


Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


I, III, e IV apenas.


I, II e IV apenas.


II, III e V apenas.


II e V apenas.


III e IV apenas.

Para o professor é importante reconhecer que por meio da História da Arte, enquanto área de conhecimento, o aluno poderá desenvolver um vasto conhecimento de diferentes épocas, artistas e suas obras produzidas e os diferentes estilos que nelas estão representados. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir:

I- O professor precisa conhecer a história da arte para poder escolher o que ensinar, com o objetivo de que os alunos compreendam que os trabalhos de arte não existem isoladamente, mas relacionam-se com as ideias e tendências de uma determinada época e localidade (BRASIL, 1997, p.98).

II- Artes é uma das áreas de conhecimento também na Educação Infantil, conforme o RCNEI- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Referencial que traz todos os pressupostos metodológicos norteadores para o ensino na Educação Infantil).

III- A apreensão da arte se dá como fenômeno imerso na cultura e que se desvela nas conexões e interações existentes entre o local, o nacional e o internacional (BRASIL, 1997, p.98).

IV- O professor precisa ter um conhecimento amplo sobre artes, ser um orientador, aguçando a sensibilidade dos alunos com atividades em que possam perceber as diferentes e importantes formas artísticas, levantando perguntas e questionamentos.

 

Agora, assinale a alternativa correta: 


Apenas II e III estão corretas.


Apenas III e IV estão corretas.


I, II, III e IV estão corretas.


Apenas I, II e III estão corretas.


Apenas I e IV estão corretas.

Leia, com atenção, o seguinte enunciado:

 

O trabalho com artes permite que o educando em seu processo de criação apure a sua capacidade de observação, desenvolva e aperfeiçoe sua percepção, a sua imaginação e, consequentemente, o seu raciocínio.

 

PORQUE

 

Quando o aluno mergulha sua alma no processo de criação ele convive diretamente com suas emoções conseguindo administrar suas tensões, assim como organizar melhor os seus pensamentos, as suas sensações e os seus sentimentos.

 

Acerca desse enunciado, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.        


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.               


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

No que concerne ao conhecimento sobre o papel do professor na Educação Infantil e séries iniciais, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), acerca do referido tema: 

I - Uma sala de aula em que a professora prioriza a transmissão do conhecimento aos alunos e se dedica com exclusividade ao cumprimento dos programas oficiais há espaços para o incentivo das diversas habilidades e a preocupação com a arte enquanto espaço de criação e de liberdade.

II – Uma sala de aula em que a professora oportuniza as diversas possibilidades de construção de conhecimento e de aprendizagens dos seus alunos e que reconhece a possibilidade de aprendizagem por meio da alegria, da criatividade, da reinvenção, consegue trabalhar com aprendizagem significativa.

III – Um professor que define os recursos, escolhe as cores e os desenhos para os alunos reproduzirem em uma aula de arte, é um profissional organizado e que sabe estimular o lado criativo e inovador de seus alunos.

Agora, assinale a sequência correta:


F, V e V.


V, V e F.


F, V e F.


V, F e F.


F, F e V.

Conforme OSTROWER, em sua obra - Universos da Arte (1983), a relação do homem primitivo com a natureza era bem diferente da de hoje. O ser humano não se sentia rei do universo. As tribos, muitas vezes, identificavam-se através de figuras de animais. Sua atitude em relação aos animais era muito diferente, pois havia um sentimento de insegurança e dependência diante da natureza. Havia um profundo respeito por tudo, vivo ou não - vivo. Eles atribuíam vida às águas, às pedras, às montanhas, ao céu, às estrelas. Por isso, a arte na pré-história, pode ter vários sentidos. São hipóteses a partir dos estudos das pinturas rupestres (pinturas nas cavernas). Um dos sentidos está ligado à ideia da existência de um conflito de ordem moral que os povos primitivos viveram entre não caçar os animais, que eram considerados como seus ancestrais e a necessidade deste ato para a sobrevivência dos grupos. Outro sentido é a utilização da magia como instrumento de luta pela sobrevivência, diante de um mundo totalmente incompreensível e incontrolável e instrumento de conciliação com o espírito do animal morto.

 

Sobre o sentido da arte primitiva é CORRETO afirmar que:

I - Usa-se o termo “arte rupestre” para designar as inúmeras pinturas encontradas no interior de cavernas pré-históricas por todo mundo (OLEQUES, 2016, p. 1).

II -  O homem se sentia superior aos animais, pois ele, por sua capacidade de criar armas, era capaz de caçá-los.

III - O termo “rupestre” designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada. Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade (ENCICLOPÉDIA, 2016, p. 1).

IV - Desde o tempo das cavernas, os homens primitivos, com seus desenhos rupestres, buscavam revelar seus pensamentos, crenças, sentimentos e combates da época.

V - O homem primitivo matava os animais por crueldade, pois eles serviam de alimento para o bando. Os animais teriam que ser mortos para que os homens sobrevivessem.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


II, IV e V apenas.


I e IV apenas.


I, II e V apenas.


II e V apenas.


I, III e IV apenas.

A partir dos estudos sobre “O papel e o significado da arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental” é possível refletir em relação a importância e o significado do trabalho com artes na escola atentos para a reeducação do nosso olhar. Desta forma, assinale a alternativa que melhor justifica para que a reeducação do olhar do professor é importante.


Para enxergar o avesso das coisas, o inverso do que é determinado.


Para fazer um plano de aula coerente com os programas televisivos.


Para conquistar seus alunos trazendo-os para o seu lado.


Para avaliar os alunos com mais profissionalismo e competência.


Para possibilitar que o aluno reproduza o que lhe for solicitado.

Páginas: 12345678910
1112